Startup cria turbina eólica sem lâminas

Startup cria turbina eólica sem lâminas

A inovação tecnológica tem acompanhado o crescimento das energias renováveis, inundando o mercado com novidades que podem potencializar a produção de energia. Pensando nisso, a startup tunisiana de energia verde Saphon Energy assumiu a missão de reinventar completamente as turbinas eólicas.

A empresa desenvolveu uma turbina eólica sem lâminas em forma de antena parabólica que balança em um movimento de 8 – uma construção inspirada no projeto das velas de navios de séculos atrás.

Batizada de “Saphonian,” em homenagem ao deus cananeu protetor dos marinheiros Baal Saphon, a turbina elimina a necessidade de lâminas rotativas, aumentando a eficiência da turbina e reduzindo pela metade os custos de produção.

Segundo os criadores da novidade, o seu conversor eólico sem lâminas escapa às limitações de eficiência das turbinas convencionais, que devido à física da sua concepção não conseguem capturar mais de 59% da energia cinética produzida pelo vento. O dispositivo converte esta energia com a ajuda de pistões e pode armazená-la para uso posterior em um acumulador hidráulico.

A Saphon Energy já instalou o primeiro protótipo industrial da Saphonian na cidade de Raoued, na Tailândia. Além disso, a startup assinou contrato com um banco de investimento de infraestrutura indiana para construir 50 Saphonians com capacidade de 20 quilowatts cada até o início de 2018, criando o primeiro parque eólico sem lâminas.

Fonte: https://www.ambienteenergia.com.br/

Categoria: 
Curiosidades

Outras notícias que talvez lhe interessem

Números de usinas eólicas quadruplicaram nos últimos cinco anos

O número de usinas de geração de energia eólica no Brasil quadruplicou nos últimos cinco anos, passando de 70 parques em 2011 para os atuais 316. O montante representa uma expansão de 6.208...

casas de garrafas PET

Boliviana constrói casas de garrafas PET para famílias carentes em 20 dias

Casas de Botellas é o nome da iniciativa...

Linha de Transmissão será instalada no estado do Pará, com operação prevista para 2022

Nova Licença de Instalação é obtida pela Ambientare em apenas um ano após contrato de concessão do Lote 26 da Energisa

O trabalho técnico e engajado da Ambientare tem gerado frutos importantes aos seus clientes. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, SEMAS, emitiu a Licença de...

Soluções em meio ambiente
Entre em contato conosco e solicite uma proposta. Temos a solução ambiental ideal para sua empresa.