Chegou a Ecocapsule, a micro-casa alimentada por energia solar e eólica

Foi criada a primeira micro-casa totalmente sustentável. Desenhada pelo atelier de arquitetos eslovaco Nice Architects, a casa pré-fabricada é alimentada por energia solar e eólica. Pode ser utilizada para habitação (cabem dois adultos), como hotel “pop-up”, ou mesmo como uma estação de abastecimento para carros elétricos. O preço será anunciado no último trimestre de 2015, altura em que o atelier aceitará as primeiras encomendas.

A história da Ecocapsule remonta a 2008, quando o estúdio participou na competição de ideias Andes Sprout Society e apresentou o conceito de micro-casa sustentável. Chamava-se então Ecocapsule v1 e tinha três caraterísticas: design arredondado para minimizar perdas de energia, capacidade de armazenamento de água e mobilidade.

Apesar de o conceito não ter ganho a competição, foi considerada pelo site inhabitat.com como um dos projetos mais interessantes do concurso. Na época, choveram pedidos para o projeto ser desenvolvido. Apesar da tecnologia disponível em 2008 não permitir a criação de uma casa totalmente independente em termos energéticos, arrancou nesse ano o projeto Ecocapsule, que ficou concluído em 2014.

Equipada com um sistema duplo de produção de energia, a Ecocapsule permite produzir e armazenar uma quantidade massiva de energia na bateria, para ser utilizada em períodos de pouca produção.

A forma esférica da micro-casa foi cuidadosamente desenhada para maximizar a recolha da água da chuva e do orvalho. Os filtros instalados na membrana da Ecocapsule permitem purificar 99,999% das bactérias da água, tornando qualquer fonte de água natural adequada para beber. O design esférico foi também especialmente criado para ajudar à poupança de energia.

As paredes da “smart house” foram preenchidas com um isolador térmico de desempenho ultra-eficiente que protegem os habitantes do ambiente exterior e ajudam a casa a alcançar um desempenho energético mais eficiente.

A mobilidade também foi uma das preocupações da Nice Architects. A Ecocapsule foi optimizada para permitir um transporte fácil. Cabe num contentor de transporte de tamanho standard e pode ser atrelada a um automóvel para ser utilizada como uma auto-caravana.

As primeiras encomendas vão chegar aos seus destinatários no início de 2016. A Ecocapsule será inicialmente produzida em versão única sendo que as outras opções serão mais tarde apresentadas pela empresa.

Para saber mais acesse: http://www.ecocapsule.sk/ 

Fonte: http://observador.pt/

Categoria: 
Curiosidades

Outras notícias que talvez lhe interessem

Energia renovável representa mais de 42% da matriz energética brasileira

O Ministério de Minas e Energias (MME) prevê que até o fim de 2015 as energias renováveis correspondam a 42,5% de toda a matriz energética brasileira em 2015. O destaque fica para o crescimento da...

Oficina discute controle da malária em regiões de grandes obras

Oficina discute controle da malária em regiões de grandes obras

O Tocantins é o primeiro estado a receber a Oficina Malária e Saúde no Licenciamento Ambiental ministrada pelo Ministério da Saúde. A oficina se iniciou na última quarta-feira, 31, no auditório do...

energia renovável

Participação de renováveis impulsiona geração de energia elétrica no Sul

A Região Sul possui a maior participação de energias renováveis na matriz de geração elétrica, de 92% em 2015 – índice maior que o nacional, 74%. O Centro-Oeste ocupa o segundo lugar (87%);...

Soluções em meio ambiente
Entre em contato conosco e solicite uma proposta. Temos a solução ambiental ideal para sua empresa.