Ambientare media painel de debate no 9º Fórum Nacional Eólico realizado em Natal/RN

Evento reuniu gestores públicos da área energética e empresas atuantes no setor

A Ambientare marcou presença como mediadora do painel ‘Meio Ambiente, Patrimônio e Sociedade’ durante o 9º Fórum Nacional Eólico realizado em maio na cidade de Natal, com participação de mais de 900 pessoas.

O Fórum é um dos principais eventos do setor de energia limpa (eólica) promovido pela VIEX Americas, onde são colocadas em debate questões relacionadas ao planejamento do setor energético e uso de fontes sustentáveis, com foco na energia eólica; a gestão social, ambiental e do patrimônio histórico nas áreas de influência dos empreendimentos eólicos em fase de projetos, implantação e operação.

O gerente técnico da Ambientare, Michael Goulart, conduziu a mediação do painel ‘Meio Ambiente, Patrimônio e Sociedade’, onde participaram representantes dos órgãos ambientais do Rio Grande do Norte (IDEMA), Pernambuco (CPRH), IPHAN, empresas de consultoria na área de licenciamento ambiental; patrimônio histórico, arqueológico e cultural; e direito ambiental.

Para ele o tema tratado no Painel teve importância central no evento, uma vez que o aproveitamento de todo o potencial eólico disponível no Brasil depende de um sistema de licenciamento ambiental ágil, que está também diretamente relacionado aos estudos do patrimônio arqueológico e histórico-cultural e anuência do IPHAN: “é importante destacar também as discussões sobre as medidas de mitigação e compensação dos impactos socioeconômicos, uma vez que as áreas de maior potencial sobrepõe-se, em grande parte, àquelas mais carentes da região Nordeste", destacou.

Também em pauta no Fórum, especialistas fomentaram o debate sobre os desafios operacionais nos parques eólicos, regulamentação da atividade e o status das iniciativas de formação profissional, capacitação técnica, pesquisa e inovação tecnológica no setor eólico nacional e regional.

Categoria: 
Institucional
Soluções em meio ambiente
Entre em contato conosco e solicite uma proposta. Temos a solução ambiental ideal para sua empresa.

Outras notícias que talvez lhe interessem

Licenciamento ambiental

Licenciamento ambiental é feito por 30% dos municípios, diz pesquisa

No Brasil, em 2015, apenas 30,4% (ou 1.696 cidades) dos 5.570 municípios realizavam licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto ambiental local.

A informação é do...

energia solar fotovoltaica

Primeira cooperativa de energia renovável do país é inaugurada

O município de Paragominas, no estado do Pará, ganhou a primeira cooperativa de energia renovável do Brasil. A energia gerada no empreendimento através de uma microusina de energia solar...

Sítio arqueológico de 12.000 anos é descoberto na Costa Rica

Sítio arqueológico de 12.000 anos é descoberto na Costa Rica

Vestígios arqueológicos de 12.200 anos, os mais antigos da América Central, foram encontrados em uma região do leste da Costa Rica em meio a obras para a construção de uma barragem hidroelétrica...